Saiba por que é preciso ter domínio de BIM e como ele se integra com IoT

$xqdq0m7r3k

Você sabe o que é IoT?

É a Internet das Coisas, do termo em inglês (Internet of Things), a tecnologia que torna possível que os objetos do dia a dia se conectem a Internet.

Quero mais informações sobre o curso

Provavelmente você já tenha escutado, ou mesmo visto, sistemas de automação que permitem programar o horário que as luzes acendem e apagam, acionamento automático do alarme ou até mesmo a hora que banheira deve estar cheia, na temperatura desejada e pronta para uso ao chegar do trabalho, tudo isso controlado remotamente, à distância.

Estes exemplos já são coisas do passado e quando se pensa em IoT dá pra ir muito além. A ideia é propiciar a conexão de um enorme número de dispositivos à rede, permitindo a troca de informações entre eles. Isso resulta não apenas em melhor monitoramento e automação, mas maior eficiência, diagnóstico de problemas e antecipação de situações de risco.

Assim como os carros já são capazes de antecipar uma colisão frontal, desacelerando “sozinhos”, começa a ser comum a construção de “Edifícios Inteligentes”.

É aí que entra o conceito de BIM !!! Building Information Modeling.

Preencha o formulário e saiba como aprender isso na prática

Veja como se dá a integração das duas plataformas

Os Edifícios Inteligentes, ou mesmo construções em um modo mais amplo, estão passando a incorporar sensores que coletam informações sobre toda a edificação. É possível monitorar consumo de energia, sobrecarga no sistema de aquecimento e ocupação de espaços, só pra ficar em alguns exemplos.

Para que isso seja possível, os projetos devem ser desenvolvidos pensando no conforto, na economia operacional e usabilidade cotidiana.

As ferramentas de BIM funcionam como uma construção virtual. Com elas, é possível fazer simulações, estudos de viabilidade e antecipar como será a construção antes que ela saia do projeto para a execução.

Isso permite que, ainda na fase de projeto, seja possível prever quanto a edificação vai consumir de energia, gás e água, se será possível dispor de ar condicionado, e que medidas podem ser tomadas para otimizar o projeto.

No último evento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, em março deste ano, o consultor e pesquisador, PhD Bilal Succar, uma das maiores autoridades em Building Information Modeling em nível mundial, afirma sem dúvida, que 2018 é o ano da adoção do BIM.

O Governo Brasileiro já decretou obrigatório o seu uso em obras públicas e anunciou em julho um edital do Finep de R$ 1,5 Bilhões para projetos em IoT.

A TKS preparou condições especiais pra você não ficar de fora

Venha fazer um curso completo de Revit e saia dominando o assunto.

  • Estamos com nova tabela, com valores reduzidos. 

  • Descontos para pacotes individuais ou grupos.

  • Método baseado em situações reais enfrentadas no cotidiano dos profissionais de projeto

  • Turma reduzida. Máximo de 12 alunos por turma (um aluno por computador).

  • Vagas Limitadas

$uz9ftfya3ea

Preencha o formulário e receba mais informações sobre o curso

Basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.