VISÃO HOLÍSTICA DO PROJETO: SEJA MAIS PRODUTIVO NAS ALTERAÇÕES COM USO DE BIM


O conceito de Modelagem de Informações da Construção (BIM na sigla em inglês) alterou significativamente o trabalho dos profissionais de engenharia e arquitetura, trazendo agilidade e dinamismo às tarefas. Com o surgimento de softwares elaborados, tornou-se possível, por exemplo, o controle automatizado de alterações em um projeto, levando em conta a parte arquitetônica, estrutural, elétrica, hidráulica e mecânica.

Uma dessas ferramentas digitais que mais tem auxiliado profissionais desse segmento é o Revit, com tecnologia BIM. Por meio dele, várias equipes podem trabalhar em um mesmo projeto de maneira colaborativa.

A fim de tratar de maneira mais detida o assunto e apresentá-lo em maiores detalhes, desenvolvemos esse conteúdo especial. Acompanhe!

Quer saber mais sobre os cursos da TKS?

Preencha com os seus dados que entraremos em contato o mais breve possível

ENTENDENDO A VISÃO HOLÍSTICA DE PROJETOS DE ENGENHARIA POR BIM: O USO DO REVIT

Os recursos do Revit permitem a construção de modelos em 3D detalhados, o que proporciona uma visão privilegiada de projetos.


Com seu uso é possível visualizar informações de todos os ciclos de um projeto.

Assim, pode-se acompanhar um projeto desde a sua concepção até a construção. O software é utilizado também para planejar demolições ou serviços de manutenção, ou ainda, podem ser acessados dados detalhados sobre toda a edificação, como sistemas de ventilação ou ar condicionado, sistemas elétricos, hidráulicos ou mecânicos.



O usuário pode, juntamente com a ferramenta Navisworks, simular sistemas e analisá-los, de modo a prever possíveis falhas ou conflitos entre os vários projetos. (clash detection).

O modelo construído no Revit é completo, visto que une inúmeros dados antes espalhados em diferentes plataformas.


O software é destinado a profissionais de diversas áreas, como engenharia, arquitetura e urbanismo.


TRABALHANDO EM CONJUNTO COM UMA VISÃO GLOBAL DO PROJETO


O Revit permite que se trabalhe em equipe de maneira integrada e coordenada, ao mesmo tempo em que proporciona uma visão total.


Essa visão é proporcionada pelos recursos do software, que permitem projetar sistemas elétricos, hidráulicos e mecânicos em um mesmo lugar e realizar as alterações em cada uma das etapas de forma automática.


As informações acerca desses sistemas integram-se em um mesmo projeto, ao mesmo tempo em que podem ser visualizadas e alteradas em separado. Assim, elevações, legendas, seções e planos encontram-se todos interligados.


Da mesma forma, o Revit permite que se trabalhe com equipes multidisciplinares, de modo a que todos tenham acesso as alterações feitas.

O compartilhamento é possível por meio da criação de um arquivo central, do qual todos os colaboradores têm acesso a uma cópia.


Tal recurso é muito útil, na medida em que permite que arquitetos e engenheiros de diversas especialidades somem esforços em um mesmo projeto.


O compartilhamento dessas informações entre os membros da equipe é facilitado, o que evita que erros apareçam em etapas avançadas do desenvolvimento do projeto.

Isso porque, se um engenheiro alterar um detalhe do projeto concernente a seu âmbito de atuação, os outros âmbitos são atualizados automaticamente a partir dessa alteração.


REVIT, UMA FERRAMENTA COMPLETA


Por essas razões, o trabalho em equipe pode ser fica muito mais fácil com o Revit, uma vez que permite uma maior colaboração entre as equipes, proporcionando assim uma visão holística de projetos de engenharia, ao centralizar em um só lugar todas as informações necessárias.


E você, já utiliza essa tecnologia na realização de seus projetos? Obteve bons resultados com ela? Venha fazer um curso na TKS !

VENHA PARA TKS

www.tksedu.com.br